JORNADA DE PEDIATRIA DA SOCIEDADE REGIONAL DE PEDIATRIA DO VALE DO RIO GRANDE, 26 JORNADA DE PEDIATRIA DA SOCIEDADE REGIONAL DE PEDIATRIA DO VALE DO RIO GRANDE

Tamanho da fonte: 
ATRESIA DE VALVA TRICÚSPIDE E HIPOPLASIA DE VENTRÍCULO DIREITO: RELATO DE CASO
Graziela Cruz Silva, Larissa Oliveira Braga, Leda Maria Prado Palis, Jussara Silva Lima

Última alteração: 18-05-2017

Resumo


INTRODUÇÃO

Atresia tricúspide é uma cardiopatia congênita cianótica, decorrente da agenesia (ausência da conexão átrioventricular direita) ou imperfuração da valva tricúspide, tendo como consequência, a não comunicação direta entre átrio e ventrículo direitos. Corresponde a 2,7% de todas as cardiopatias congênitas.

OBJETIVOS

O objetivo deste relato de caso é descrever o manuseio de um lactente portador de atresia tricúspide e ventrículo direito hipoplásico, com presença de comunicação interatrial (CIA) e interventricular (CIV) amplas, bem como também fazer uma breve revisão da literatura sobre a patologia.

METODOLOGIA

Para este relato, nos valemos de acompanhamento direto do caso, com anamnese e exame físico diários, assim como coleta e análise de dados contidos em prontuário médico e revisão bibliográfica.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo masculino, deu entrada em nosso Serviço com um mês e vinte e oito dias de vida. Apresentou quadro de insuficiência respiratória súbita após engasgo e apnéia, sendo intubado na cidade de origem e transferido para nosso Serviço. À admissão, foi auscultado sopro sistólico panfocal, com área cardíaca aumentada à radiografia de tórax e sinais de hiperfluxo pulmonar. Realizado ecocardiograma que evidenciou CIA de 9mm, atresia de valva tricúspide com hipoplasia de ventrículo direito, hiperfluxo pulmonar importante, CIV em via de entrada e saída do ventrículo esquerdo de 8,5mm, com gradiente pela CIV de 30 mmHg e ausência de canal arterial, átrios e VE dilatados. Paciente foi transferido à UTI, iniciado tratamento clínico da cardiopatia e programação do procedimento cirúrgico.

DISCUSSÃO

Atresia tricúspide consiste em ausência completa da conexão atrioventricular direita. CIA e CIV ou persistência do canal arterial, são lesões associadas obrigatórias para manter do fluxo pulmonar. Conforme demonstrado, a condição predomina no sexo masculino e se associa à hipoplasia de ventrículo direito em 100% dos casos. Ainda, como características da malformação, o paciente apresentava CIV ampla e estenose pulmonar ausente. Portanto, ocorria um hiperfluxo pulmonar, gerando sintomatologia de insuficiência cardíaca. A abordagem abrange diferentes aspectos, sendo o tratamento cirúrgico obrigatório para a doença. O paciente relatado, recebeu tratamento clínico, incluindo diuréticos, vasodilatadores e digitálicos; ademais, foi programada cirurgia para correção da malformação.


Texto completo: Sem título