JORNADA DE PEDIATRIA DA SOCIEDADE REGIONAL DE PEDIATRIA DO VALE DO RIO GRANDE, 26 JORNADA DE PEDIATRIA DA SOCIEDADE REGIONAL DE PEDIATRIA DO VALE DO RIO GRANDE

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM À PRIMEIRA VISITA AO FILHO RECÉM NASCIDO INTERNADO NA UNIDADE NEONATAL
Isabela Rodrigues da Cunha Lacerda

Última alteração: 18-05-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: Nas Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais são observadas várias fontes geradoras de estresse tanto para a equipe de saúde como para as pais. Os pais acreditam que seu filho nascerá saudável e permanecerá junto à mãe até o momento da alta hospitalar. Neste cenário são surpreendidos com o nascimento inesperado do bebê em condições adversas, necessitando de internação (SCHMIDT, 2012; ROSEIRO, 2015). A mediação desse processo pela equipe de enfermagem que media as relações entre mãe/recém-nascido. Essa equipe acolhe a mãe nos primeiros contatos entre e filho após o nascimento, fortalecendo assim a construção do vínculo afetivo. OBJETIVOS: Descrever a experiência e identificar os significados atribuídos pela equipe de enfermagem durante primeira visita da mãe ao filho recém-nascido internado na Unidade Neonatal. METODOLOGIA: Estudo de natureza descritiva, qualitativa, o local do estudo foi a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UCIN- HC-UFTM), situado na cidade de Uberaba-MG; os sujeitos foram membros da equipe de enfermagem que atuam neste ambiente de trabalho. Os dados foram coletados de janeiro a junho de 2016. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, gravada em mídia digital, transcritas e certificadas, após foram armazenadas em banco de dados eletrônico para análise. Amostra definida pelos critérios de saturação, a partir da repetição das falas. Utilizou-se a Análise de Conteúdo como método de tratamento dos dados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram do estudo: 12 Técnicas de enfermagem e 2 Enfermeiras, todas do sexo feminino, com média de idade de 32 a 54 anos. Em relação a escolaridade, 8 com ensino médio e 6 com ensino superior completo.  Dos dados qualitativos emergiram construção de cinco categorias, a seguir apresentada: Vivenciando a primeira visitada mãe; Descrevendo a experiência; Compartilhando este momento com a mãe; Acolhimento da mãe pela equipe de enfermagem e Vivenciando a falta de vinculo.


Texto completo: Sem título